Começou o 4º Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural

Começou nesta segunda (01/08)  4º Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural. Representantes dos órgãos estaduais de meio ambiente estão reunidos em Brasília e durante toda a semana serão capacitados para implementar as novidades do SICAR em seus estados. Os temas de hoje são: Módulo de Análise e Aplicativo Plantadores de Rios.


Conheça um pouco mais os Plantadores de Rios

Programa Plantadores de Rios vai incentivar a população a preservar nascentes

3af7ca26-5df7-4714-81db-13333424bed8O Ministério do Meio Ambiente lançou, nesta segunda-feira (5), o programa Plantadores de Rios, em comemoração ao Dia Mundial do meio Ambiente. O projeto visa proteger e recuperar nascentes e áreas de preservação permanente (APP) de cursos d’água, para contribuir com o enfrentamento a crise hídrica que assola diversas regiões do País

Durante a cerimônia de lançamento, no Palácio do Planalto, o ministro Sarney Filho ressaltou que a medida reforça a participação popular na conservação ambiental. “Essa é uma importante ferramenta que irá motivar a participação social nas ações de recuperação de rios e nascentes”, afirmou.

Uma das inovações do projeto foi aliá-lo à tecnologia com a criação de um aplicativo interativo para celulares, que liga donos de imóveis rurais inscritos do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) a interessados em investir na recuperação florestal.

Informações

O aplicativo identifica nascentes localizadas em um raio de até 50 km do interessado em adotar uma nascente. O procedimento começa com a escolha do local e o contato com o proprietário do imóvel rural. Dali em diante, inicia-se uma troca de informações pelo chat do aplicativo.

A ferramenta permite que os colaboradores sejam avaliados, formando um ranking dos melhores proprietários de áreas, prestadores de serviços e patrocinadores. As informações compartilhadas serão protegidas. O investimento de um colaborador na recuperação de uma área não gera nenhum direito sobre a área apoiada.

O programa também poderá colher informações sobre novas nascentes detectadas pelos usuários, como, por exemplo, as localizadas em áreas urbanas. As informações irão alimentar o banco de dados do SiCAR.

 

Proteção da água

Para criar o programa, o Ministério do Meio Ambiente se baseou nas pesquisas socioambientais realizadas pelo Inventário Florestal Nacional (IFN). Elas mostram que a população reconhece a relação entre floresta e produção de água. Mais de 70% dos entrevistados responderam que o principal serviço ambiental das florestas é a produção de água e proteção de nascentes.

Outra fonte de dados para a criação do Plantadores de Rios foi o SiCAR. O sistema, que gere o Cadastro Ambiental Rural, já tem mapeados mais de 15 milhões de hectares de áreas de preservação permanentes. Desses, cerca de 6 milhões de hectares precisam ser recuperados. No sistema, estão cadastradas cerca de 1,5 milhão de nascentes.

 

Baixar cartilha CAR/PRA MODULO ANÁLISES PLANTADORES DE RIOS

 

CARTILHA PLANTADORES DE RIOS

 

 

  nike air max 90 mujer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *